Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais
Data de Publicação: 20-NOV-2017 10:11 AM

Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais Inicia-se hoje e termina a 24 de novembro a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais “Testar. Tratar. Prevenir”, que é uma iniciativa do “HIV in Europe”, iniciada em 2013.
Com esta iniciativa pretende-se contribuir para o aumento do número de pessoas que conhecem o seu “estatuto serológico face à infeção por VIH e Hepatites Virais”.
Para isso, entende-se que é necessário alertar as pessoas que eventualmente possam estar em risco de VIH ou hepatites, os profissionais de saúde para a importância da realização do teste VIH/ hepatite, bem como apoiar e unir as organizações de base comunitária para ampliar o acesso aos testes VIH/hepatites.

Constata-se que, em Portugal, ainda cerca de 57% das pessoas com infeção pelo VIH são diagnosticadas tardiamente. O diagnóstico tardio aumenta a morbilidade e risco de mortalidade da pessoa infetada e a probabilidade de transmissão da infeção a outras pessoas e estima-se que uma em cada três pessoas infetadas com o VIH desconheça o seu estatuto serológico.

A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., através do seu Departamento de Saúde Pública, no âmbito do Programa Regional para a Infeção VIH/Sida, associa-se a esta iniciativa, pretendendo, assim, aumentar a consciencialização sobre os benefícios da realização do teste VIH/ Hepatites nas pessoas que estão em risco, para que consigamos reduzir o diagnóstico tardio.

O teste para deteção da infeção VIH está disponível nos Agrupamentos de Centros de Saúde, nos Centros de Aconselhamento e Diagnóstico VIH (CAD) e em organizações de base comunitária.

Na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais de 2017, sem prejuízo das atividades desenvolvidas noutros locais, irão realizar-se, na cidade do Porto, várias iniciativas promovidas por organizações de base comunitária e pelo CAD do Porto, designadamente: ações dirigidas aos utilizadores de drogas, promovidas pela ARRIMO e pela Norte Vida; divulgação de resultados do projeto do “Centro Comunitário da Abraço” implementado pela Abraço Porto; divulgação de resultados do projeto “Porto Escondido” implementado dos Médicos do Mundo; ações dirigidas a jovens universitários, promovidas pelo CAD do Porto; tertúlia “No Sofá com a Abraço” num espaço recreativo noturno e rastreio do VIH e Hepatites Virais, com o alargamento do horário e dos circuitos das unidades móveis.

Para mais informação, consultar: Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais

Voltar
 
pesquisa avançada >