Perfis de Saúde
 
 


Os Perfis de Saúde da região Norte pretendem oferecer, num formato acessível e amigável, um olhar rápido e integrador sobre a Saúde da população da região Norte e seus principais determinantes. Apresenta como principais objectivos a criação, comunicação e partilha de evidência sobre a Saúde na Região.

Destina-se a TODOS (profissionais de saúde, comunidades educativa e científica, decisores e população em geral) quantos desejem obter uma visão global sobre a situação de Saúde da sua região. Os Perfis de Saúde são instrumentos de apoio à tomada de decisão profissional, político-estratégica e pessoal sobre Saúde.

Espero que os Perfis de Saúde possam contribuir para colocar a Saúde num elevado nível de prioridade das agendas não só pessoais (dos cidadãos), como também dos principais parceiros e sectores cuja intervenção tem maior impacto na Saúde da(s) população(ões) da região Norte.

O Presidente do Conselho Directivo da ARSN, I.P.
Dr. Alcindo Maciel Barbosa


O Perfil de Saúde da Região Norte e os Perfis Locais de Saúde são os dois produtos principais do projecto Perfis de Saúde. Este projecto insere-se na estratégia regional de comunicação sobre saúde – Comunicar (em) Saúde – desenvolvida pelo Departamento de Saúde Pública (DSP) da ARS Norte, I.P..

Perfil de Saúde da Região Norte (PSRN)

O Perfil de Saúde da Região Norte (PSRN) é um documento técnico que pretende, de uma maneira acessível, amigável e rápida, traçar o retrato da região Norte, em termos da sua situação de saúde.

O PSRN encontra-se disponível numa:

versão interactiva

versão editável

Consultar aplicação


Edição 2009 (2,4MB)
Edição 2008 (14,8MB)

O Perfil de Saúde da Região Norte na sua primeira versão.

 

Perfis Locais de Saúde (PLS)

Nota: Em virtude de quase toda a informação estar disponível apenas a nível concelhio, os PLS dos ACES Porto Ocidental e Porto Oriental encontram-se agregados num só, que designamos por ACES Porto. Procede-se de forma análoga com os ACES Gaia e Gaia/Espinho.

O que são os Perfis Locais de Saúde?

  • um apoio ao desenvolvimento dos observatórios locais de saúde (OLS) dos ACES/ULS;
  • uma ferramenta de informação e comunicação em saúde;
  • um instrumento de apoio à tomada de decisão ao nível dos ACES/ULS;
  • uma ferramenta de apoio ao planeamento em saúde a nível local.

Os PLS pretendem, ainda, apoiar as Unidades de Saúde Pública (USP) na sua função de promoção e advocacia da saúde e de melhoria da literacia em saúde. O DSP disponibiliza e actualiza regularmente um PLS de base, idêntico, em termos de estrutura e de tipo de dados/indicadores, para cada um dos ACES/ULS da região Norte. Por sua vez, espera-se que cada ACES/ULS e, em particular, as suas USP, no âmbito do exercício da função de OLS, complementem o seu PLS de base com informação adicional que seja relevante para o nível do respectivo ACES/ULS.

À semelhança do PSRN, os PLS estarão disponíveis numa versão interactiva e numa versão editável, acessível pelo mapa dos ACES/ULS da região Norte em cima.

Cada PLS consiste, basicamente, numa aplicação informática que permite navegar pelo documento de uma forma que se pretende rápida e amigável. Assim, a aplicação possui links que permitem aceder a diferentes páginas. Na página inicial pode aceder-se:

  • ao Índice, que permitirá consultar todas as páginas do documento nas diferentes áreas em análise: Quem Somos? Como Vivemos? Que Escolhas Fazemos? Que Saúde Temos?...;
  • aos Aspectos a destacar, onde se procura sintetizar a informação mais relevante de cada uma das grandes componentes do PLS;
  • à página Ligações, que permite consultar outros documentos e aplicações e tem como objectivo uma maior partilha e divulgação de informação sobre saúde, não só entre os níveis regional e local, como também com os outros sectores da sociedade.

 

 Pretende-se que estes sejam documentos dinâmicos e interactivos, que funcionem como um espaço de partilha e divulgação de informação, pelo que encorajamos vivamente todos os seus utilizadores e, em particular, todas as entidades da comunidade educativa e da comunidade científica que desenvolvem estudos e/ou recolhem e produzem informação relevante acerca da situação de saúde da população da região Norte, que nos contactem através de

e-mail: perfisdesaude@arsnorte.min-saude.pt

 

Voltar
 
pesquisa avançada >
 Instituições
- Cuidados Continuados
- UPIP