Promoção da Saúde

“A promoção da Saúde é o processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controle sobre a sua saúde (e seus determinantes – sobretudo, comportamentais, psicossociais e ambientais)” (Carta de Otawa, 1986). A Carta de Bangkok para a promoção da saúde num mundo globalizado (2005) parte dos valores, princípios e estratégias de intervenção estabelecidas na Carta de Otawa, complementando-a. Com a promoção da saúde, surge a noção da “saúde como um recurso” e de esta ser um “empreendimento colectivo”.

Torna-se, portanto, necessário o estabelecimento de parcerias funcionais, de alianças e redes fortes para a promoção da saúde, que incluam os sectores público e privado e outros grupos da sociedade civil, para além daqueles já tradicionalmente envolvidos na intervenção em saúde, de modo a criar massa crítica para a promoção da saúde em diferentes settings (escolas, locais de trabalho, locais de recriação e lazer, estabelecimentos de saúde, prisões, etc.).

Nas páginas relativas à promoção da saúde no contexto da ARSNorte, I.P., poderá encontrar informação relevante sobre os principais programas e projectos de promoção da saúde em curso na região Norte, os principais problemas e determinantes da saúde a que se dirigem (designadamente, a alimentação saudável, o tabaco, a actividade física e o VIH/sida), as diversas parcerias envolvidas, os principais settings em que se desenvolvem, bem como os seus principais grupos-alvo (nomeadamente, crianças e adolescentes e bolsas de exclusão social). Encontrará, também, seguramente, ideias e oportunidades de participação neste esforço conjunto de construção de uma sociedade verdadeiramente promotora da saúde, quer se situe num nível individual, quer num nível político e/ou institucional.

Para mais informações ou o envio de comentários e sugestões, poderá utilizar o endereço electrónico do  Departamento de Saúde Pública da ARSN, I.P., directora.dsp@arsnorte.min-saude.pt.

Queremos estar onde, diariamente, são tomadas as decisões e feitas as escolhas que determinam a sua (nossa) saúde e bem-estar!


 

Voltar
 
pesquisa avançada >
 Instituições
- Cuidados Continuados
- UPIP
ARS Norte I.P. > Saúde Pública > Promoção da Saúde