Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal

Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal

Módulo Verão

A exposição ao calor intenso durante vários dias consecutivos pode produzir efeitos negativos na saúde. Os doentes crónicos, em especial idosos, são particularmente vulneráveis. O calor intenso pode ainda causar problemas de saúde com gravidade variável, tais como cãibras, esgotamento por calor e golpe de calor (a situação mais grave).
 
O impacto do calor intenso depende de fatores variados: local, duração e magnitude do período de calor, comportamento da população e resposta dos serviços de saúde.
 
Na sequência da divulgação do Plano de Contingência Saúde Sazonal: Módulo Verão 2017 pela Direção-Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. elaborou o Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal: Módulo Verão 2017, cujo período de vigência é de 01 de maio a 30 de setembro.
 
» Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal - Módulo Verão 2017

» Cartazes e folhetos elaborados pela Administração Regional de Saúde do Norte, I.P.
    > Cartaz – Combata o Calor Extremo
    > Cartaz – Calor: A saúde em perigo – Saiba como proteger-se
    > Folheto – Calor – A saúde em perigo – Saiba como proteger-se


Link ao site da Direção-Geral da Saúde.


Módulo Inverno

No âmbito da Saúde Sazonal é ativado anualmente entre 1 de novembro e 31 de março, o Plano Inverno e Saúde - Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas. O objetivo deste plano é prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular.

Os serviços do Ministério da Saúde, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Ricardo Jorge e as Administrações Regionais de Saúde baseiam o planeamento, a execução e avaliação do plano num vasto conjunto de indicadores relacionados com incidência de doenças e dos seus determinantes, bem como no impacto destas nos serviços e no estado de saúde da população.

O Plano Regional baseado no Plano Nacional orienta no sentido da implementação dos Planos de Contingência Específicos dos ACES/ULS'S, Centros Hospitalares/Hospitais e Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Plano de Contingência Regional para as Temperaturas Extremas Adversas - Inverno e Saúde 2016/2017

Materiais de divulgação:

Filme (abrir com internet explorer)      Folheto

Banner 1   Banner 2   Banner 3

Cartaz Gripe Proteja-se

Cartaz Gripe Proteja-se Monocromático

Cartaz Profissionais de Saúde

Cartaz Grupos de Risco

Despacho nº13264-A/19-11-2015   Despacho nº13119-I/17-11-2015  Despacho nº 1/10-11-2015  Despacho nº 34/09-09-2015  Despacho nº 4113-A/23-04-2015 

Link a DGS Frio e  DGS Gripe

Voltar
ARS Norte I.P. > Saúde Pública > Saúde ambiental > Plano de Contingência Regional Saúde Sazonal